Você sabia que, de acordo com uma pesquisa do Ibope - Retratos da Leitura divulgada em 2016, 44% da população brasileira não lê, 50% nunca comprou um livro e o índice de leitura é de 2,43 livros por ano (lidos até o fim).
Acredito que todos concordamos que a leitura é importante para a formação de uma pessoa, mas também sabemos que entre tantas desigualdades em nosso país, o acesso aos livros é mais um fator que reforça a diferença histórica, e aponta para o empobrecimento dos debates frente às questões sociais, afinal, a leitura colabora para a análise crítica da realidade.
O "Adote um leitor" é uma iniciativa que busca o compartilhamento de livros. Você mesmo pode escolher alguém e doar um livro. Faça isso na sua cidade, no seu bairro, ou procure uma escola, creche, instituição não-governamental. Mas escolha um livro que realmente possa fazer a diferença na vida de uma pessoa, e que esteja em boas condições.
Junto com o livro, escreva uma carta ou um bilhete, não importa o tamanho, apenas incentive a leitura, e aproveite e conte o significado do livro para você. Outro ponto importante: incentive a replicação dessa ideia, que cada pessoa que receba um livro doado também faça uma doação quando puder.
Mas para ajudar a criar uma rede de leitores, vou montar um banco de dados com o perfil de crianças e adolescentes (sem identificá-los), alunos de escolas públicas, e assim, você poderá escolher a quem quer que seu livro chegue.
Acredite: você pode incentivar alguém a descobrir novos mundos!

Nenhum comentário:
Postar um comentário